Norte
A Região Norte é a região que possui a maior área (3 869 637,9 km², ou 45% do território nacional) e, com menos de 16 milhões de habitantes, a região com a menor densidade demográfica (3,77 hab./km², segundo o censo IBGE 2010). A cidade mais populosa da região, Manaus, é apenas a oitava mais populosa do Brasil.Em termos físicos, a região encontra-se inserida na maior bacia hidrográfica e na maior floresta do mundo, a bacia amazônica e a floresta amazônica, respectivamente. Isso faz com que a maior parte da região possua clima equatorial, quente e úmido.
A economia na região se concentra no extrativismo vegetal e mineral, bem como nas indústrias (com destaque para a Zona Franca de Manaus). O transporte na região se dá principalmente por via fluvial.
A região possui sete estados:
Nordeste
A Região Nordeste possui um território de 1 556 001 km² (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.A região possui nove estados:
Centro-Oeste
Ocupa 18,86% do território brasileiro, com uma área de 2.612.077,2 km2. Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes.A região possui três estados mais um distrito federal:
Sudeste
Possui um território de 927 286 km² (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes. Possui o maior PIB bem como as duas cidades mais populosas do Brasil: São Paulo, com pouco mais de 11 milhões de habitantes[4] e Rio de Janeiro com cerca de 6 milhões[4].A região possui quatro estados:
Sul
A Região Sul é a que possui a menor área (575 316 km²,
ou 6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões
de habitantes, é a segunda região mais rica do país, depois da Região
Sudeste, e a que possui o maior IDH, a maior taxa de alfabetização e os melhores níveis de educação, saúde e bem estar social do país.
A região possui três estados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário