sábado, 17 de novembro de 2012

Mapas e seus elementos!!!

Para podemos utilizar um mapa é preciso conhecer cada parte dele!!


  • Título: identifica o que está representado. Nos livros, o título do mapa, geralmente, encontra-se na legenda da figura.

  • Legenda: informa sobre o significado das cores e dos símbolos: pontos, linhas, figuras, etc. Por vezes, essa informação encontra-se no próprio mapa, dispensando legenda.

  • Orientação: indica a direcção do norte, através de uma pequena seta ouda rosa-dos-ventos.

  • Escala: indica quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa ou planta (mapa que representa um espaço de menor dimensão). Na planta que vês na imagem, a escola foi reduzida 2000 vezes.

A escala pode ser apresentada de duas formas:

  • Numéica (ex. 1:2000) - significa que cada centímetro no mapa representa 2000 centímetros na realidade.

  • Gráfica (ex. |0______20m|) - significa que cada espaço igual ao segmento de recta, no mapa, corresponde a 20 metros na realidade.

    A rosa-dos-ventos aponta o rumo dos:
      - Pontos cardeais - Norte (N); Sul (S); Este (E); Oeste (O)
      - Pontos colaterais - Nordeste (NE); Noroeste (NO); Sudeste (SE); Sudoeste (SO)

  •  
                     




    Rosa dos Ventos:
    é uma imagem que representa as quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial  torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.

     Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.[1]

    A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).

    Escala de um mapa:
    Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.


    A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.
    Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.




    Legenda de um mapa:

    Legendas
    As legendas são quadros explicativos que mostram o que cada símbolo do mapa representa. A orientação de um ponto cardeal serve para direcionar o mapa, saber o que, por exemplo, está a sua ou a leste. Geralmente utilizasse o norte para orientar um mapa.

      











                                                  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário